A construção do Plano de Bacias 2020 a 2035 como um processo

Nas Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, o Plano de Recursos Hídricos 2020 a 2035 passou por um longo processo de construção, estruturado em quatro etapas.

A Etapa 1 consistiu na atualização do PBH PCJ 2010-2020 .

Nas Etapas 2 e 3 foram elaborados cinco Cadernos Temáticos, consolidados na Etapa Final, com os seguintes escopos,:

  • Garantia do Suprimento Hídrico e Drenagem

  • Educação Ambiental, Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias

  • Conservação e Uso do Solo e da Água no Meio Rural e Recomposição Florestal

  • Águas Subterrâneas

  • Enquadramento dos Corpos d´Água Superficiais

Cada um dos Cadernos foi desenvolvido em conjunto com as Câmaras Técnicas dos Comitês das Bacias PCJ, além de serem objeto de audiências públicas. Todo o material foi consolidado e a versão final do Plano das Bacias PCJ 2020-2035 foi publicada na forma de um Relatório Final e um Relatório Síntese , acesse aqui.

Participação Pública na elaboração do Plano de Bacias

A elaboração do Plano de Recursos Hídricos das Bacias PCJ foi resultado da colaboração entre a equipe técnica responsável pela elaboração do Plano, as Câmaras Técnicas dos Comitês PCJ, bem como a sociedade civil. Saiba mais sobre o processo participativo em:

Plano Diretor de Recursos Hídricos das Bacias dos Rios Piracicaba e Jaguari (PJ 1)

Também elaborou-se um documento específico para a porção mineira das Bacias PCJ (formalmente denominada UPGRH PJ1), consolidando o Plano Diretor de Recursos Hídricos das Bacias dos Rios Piracicaba e Jaguari. O documento proposto poder ser acessado aqui


O Relatório Final e o Relatório Síntese do Plano de Recursos Hídricos das Bacias PCJ 2020 a 2035 foram aprovados pelo Plenário dos Comitês PCJ pela Deliberação dos Comitês PCJ n° 332/2020, disponível aqui

Para acessar os documentos finais do Plano de Bacias clique aqui